top of page
  • Foto do escritorAQUAMAR

Há 100 anos nascia 𝑴𝒂𝒓𝒊𝒆 𝑻𝒉𝒂𝒓𝒑

𝑪𝒆𝒍𝒆𝒃𝒓𝒂𝒏𝒅𝒐 𝑴𝒂𝒓𝒊𝒆 𝑻𝒉𝒂𝒓𝒑 – 𝑨 𝒎𝒖𝒍𝒉𝒆𝒓 𝒒𝒖𝒆 𝒎𝒂𝒑𝒆𝒐𝒖 𝒐 𝒇𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒅𝒐 𝒐𝒄𝒆𝒂𝒏𝒐


Talvez você não a conheça, mas a esta cartógrafa oceanográfica e geóloga americana devemos-lhe o primeiro mapa do fundo oceânico mundial, e com ele, a explicação para a maioria dos fenômenos oceanográficos do Atlântico.


Marie Tharp nasceu em 30 de julho de 1920, na cidade de Ypsilanti, em Michigan – EUA. Com o advento da Segunda Guerra Mundial e a ida para o combate dos homens que representavam (entre muitos outros) a mão de obra especializada, os EUA começaram a desenvolver programas de incentivo às mulheres para frequentarem cursos então considerados “masculinos”, como ciência e tecnologia.


Marie obteve o Mestrado em Geologia do Petróleo na Universidade de Michigan e trabalhou por um curto período de tempo na petrolífera Stanolind, em Tulsa, Oklahoma. No entanto, achou o trabalho muito entediante e retomou os estudos, obtendo sua segunda graduação, mas dessa vez em Matemática, na Universidade de Tulsa.


Marie começou a colaborar com o geólogo marinho Bruce Heezen e, como naquela época nos Estados Unidos as mulheres não podiam trabalhar a bordo de navios de pesquisa, Heezen trazia os dados que obtinha no mar e Tharp desenhava à mão os mapas. Marie não conseguiu embarcar até aos 45 anos. Ela faleceu em 2006.


Tharp e Heezen concluíram o mapeamento do Atlântico Norte em 1959, do Atlântico Sul em 1961 e do Oceano Índico em 1964. O mapa, ainda utilizado atualmente, foi publicado pelo Escritório de Pesquisa Naval dos EUA em 1977.


A biografia de Tharp foi lançada em 2012 nos Estados Unidos por Hali Felt. Infelizmente, não conseguimos encontrar publicação do livro no Brasil, mas a quem interessar: “Soundings: The Story of the Remarkable Woman Who Mapped the Ocean Floor”.

____________________________

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page