top of page
  • Foto do escritorAQUAMAR

lula chifre de carneiro avistada pela primeira vez

Pesquisadores do Instituto Schmidt Ocean, na Austrália, avistaram, pela primeira vez em seu habitat natural, um molusco da espécie Spirula spirula, também conhecida como lula chifre de carneiro. As imagens foram captadas perto da Grande Barreira de Corais e divulgadas nas redes sociais da organização australiana.


O vídeo foi realizado por um veículo operado remotamente (ROV), controlado da superfície do oceano. Os cientistas viram o animal quando a máquina estava navegando a uma profundidade de 842 metros.


"A S.Spirula permaneceu em pé, imóvel enquanto nos aproximamos para ter uma visão melhor, mas então começou a nadar rapidamente para baixo", relata Valerie Cornet, pesquisadora do Instituto Schmidt Ocean, em entrevista ao portal Live Science. "Continuamos acompanhando-o por alguns minutos para estudar e comentar sobre sua forma única e olhos fixos."




Essa lula é o único membro vivo de seu gênero (Spirula) e seu apelido foi dado por causa do formato de sua concha interna, que lembra um chifre de carneiro — por ser leve, ela ajuda o animal a fluturar pelo mar. O cefalópode também tem duas nadadeiras que, no vídeo, são vistas se movendo na água.


Cornet explica que outra característica é a emissão de luz por um órgão localizado na ponta do manto da lula, que pode ajudá-la a evitar predadores, minimizando a aparência de sua silhueta vista de cima. "É particularmente interessante, pois é raro ver essa lula viva, mas muitas vezes encontramos sua casca aberta nas praias", declarou a especialista ao Live Science. "Esta é a primeira vez que filmamos a lula com sua posição característica de 'cabeça para baixo'".


Acredita-se que os espécimes colocam seus ovos a uma profundidade de 1,7 mil metros e que suportam mais de 0,5 tonelada métrica de pressão da água. No entanto, como não havia registros da S.Spirula na natureza, há poucas informações sobre seu comportamento. Com essa pequena filmagem, os especialistas já podem estudar melhor a espécie.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page